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Venha comigo explorar um local deslumbrante que, assim como eu, você certamente apreciará se é fã de construções históricas e arquitetônicas. Afinal Estou me referindo ao icônico Theatro Pedro II, uma verdadeira joia que se encontra na encantadora cidade de Ribeirão Preto, situada na região tradicionalmente conhecida como a Califórnia Brasileira. Este teatro é um clássico que encanta a todos com sua rica história e beleza arquitetônica.
História
Memória
Em primeiro lugar durante cinco décadas, o Pedro II foi a principal referência cultural de Ribeirão Preto. A princípio foi o centro de acontecimentos políticos e sociais, recebendo grandes companhias teatrais e operísticas do exterior.
Cinema
A princípio Na década de 1960, o prédio passou por reforma que o descaracterizou. Vários elementos decorativos foram destruídos, a plateia foi reduzida e placas de madeira encobriram camarotes, frisas e galerias laterais para transformá-lo em cinema.
Afinal Os sinais da decadência na década de 1960 levaram o Pedro II a mudar de proprietários. A Companhia Cervejaria Antarctica adquiriu a Companhia Cervejaria Paulista, antiga proprietária.
“Caverna do Diabo”
Entre os anos 1950 e 70, o subsolo do teatro virou salão de baile de carnaval. Fora do carnaval, virava sala de jogos. O lugar passou a ser chamado de “Caverna do Diabo”.
Tombamento
Em primeiro lugar Artistas, intelectuais, cidadãos e políticos realizaram campanhas pela preservação do prédio e pelo resgate de sua função cultural. Em 7 de maio de 1982, os defensores venceram: o prédio foi tombado pelo Condephaat.
Restauração
Em maio de 1991 teve início a primeira etapa de restauração e modernização do teatro. Em janeiro de 1993 começou a segunda etapa. Um concerto de música erudita em abril de 1994 arrecadou US$ 10 mil para a recuperação. Em 1996, o Theatro Pedro II foi reinaugurado.
O incêndio
Em 15 de julho de 1980 o Theatro Pedro II viveu sua tragédia com o incêndio que destruiu a cobertura, o forro do palco e grande parte do interior. O fogo comprometeu a estrutura.
Reconstrução
A reforma durou cinco anos. Em primeiro lugar O restauro das características arquitetônicas originais recuperaram o Pedro II e ampliaram suas funções, transformando-o no terceiro maior teatro de ópera do país em capacidade de público.
A reforma
Na fase de reforma, a cúpula metálica da plateia principal foi reconstruída e a caixa cênica rebaixada em seis metros. Foi criado um subsolo com mais dois níveis: espaços para serviços de apoio artístico, oficina de cenário, carpintaria e almoxarifado técnico.
Auditório Meira Junior
O prédio possui um teatro de câmara no subsolo com capacidade para 168 pessoas, com porte para espetáculos ou palestras.
Sala de balé
O quarto pavimento foi adaptado para abrigar uma sala com infraestrutura para ensaios.
Modernizaçã
Principalmente as obras ofereceram novos recursos ao teatro, como mecânica cênica e infraestrutura de serviços, como elevadores especiais, painéis acústicos, sistema computadorizado de iluminação e de climatização, camarins e mecanismos de combate a incêndio.
Cúpula
Antes de mais nada o projeto da cúpula foi assinado por Tomie Ohtake. A princípio Para cobri-la foram feitas duas cúpulas de gesso estrutural, uma delas recortada. Entre elas foram afixadas lâmpadas especiais, que fazem varar luz por entre os recortes, criando um efeito escultural. Um lustre de cristal de 1.400 quilos, com 2,70 metros de altura por 2,2 metros de largura completa a obra.
Restauro
A princípio Uma equipe de aproximadamente dez especialistas procedentes da região de Ouro Preto e Belo Horizonte (MG) recorreram a plantas do projeto original, fotos de época, documentos textuais e até entrevistaram antigos moradores da cidade para levantar informações para o restauro.
Sala dos Espelhos
Atualmente O foyer, também conhecido como Sala dos Espelhos, foi recuperado. A princípio Ela comporta três lustres de cristal em estilo art déco. Das seis fiadas de espelhos que recobrem as paredes, três foram preservadas e restauradas por serem de cristal bisotê italiano. As demais permanecem em vidro nacional, como à época da construção do teatro.
Uma descoberta na Sala dos Espelhos foi a da extinta técnica do spolvero – considerada uma raridade arquitetônica – na pintura decorativa que emoldura todo o espaço.
A Sala dos Espelhos pode receber apresentações de música de câmara, solos instrumentais e recitais de canto lírico.
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O Theatro Pedro II É Nosso
Atualmente o mês de junho de 2017 passou a ser um marco importante para história do município de Ribeirão Preto, além de completar seus 161 anos, a cidade recebeu a doação oficial do prédio do Theatro Pedro II.
Por documento o terreno pertencia ao Governo do Estado de São Paulo, após anos de burocracia e negociação, em 2015 começou o processo de doação do prédio para o município.
Esse processo teve fim no dia 10 de junho de 2017, quando foi realizada uma solenidade com a presença do então Governador do Estado, Geraldo Alckmin, do prefeito de Ribeirão Preto, Antônio Duarte Nogueira Jr. e da presidente da Fundação D. Pedro II, mantenedora do Theatro Pedro II, Mariana Aude Jábali, cerimônia esta, que concretizou o recebimento da escritura de doação do Theatro Pedro II.
Fundação Dom Pedro II
Foi criada para administrar o Pedro II, no dia 19 de julho de 1995 pelas leis complementares nº 465 e 503. Denominada Fundação D. Pedro II, tem como tarefa principal definir a forma de ocupação do teatro.
A Fundação D. Pedro II tem a finalidade de:
- orientar, incentivar e patrocinar atividades artísticas e culturais,
- promover a defesa do patrimônio histórico-cultural do município e em especial do Theatro Pedro II,
- A princípio promover cursos, reuniões e congressos visando a realização de objetivos artísticos, culturais e educacionais da cidade e região, atendendo também eventos sem cobrança de ingressos para a população carente.
Rider Técnico
Atualmente Capacidade de Público
Plateia – 430
Frisas – 134
Balcão Nobre – 270
Balcão Simples – 241
Total: 1075
Antes de mais nada *Para garantir a segurança das instalações elétricas e das pessoas que trabalham diretamente com sistema de fios e cabos, o Theatro, aplica as especificações da norma da NBR (Norma Brasileira Regulamentadora), as instalações elétricas do edifício são compatíveis somente com o uso do CABO PP 2,5 mm como condutor de energia elétrica.
A princípio *Aos serviços de sonorização, iluminação, palco/tablado, audiovisual, deverão executar o sistema de proteção de seus equipamentos elétricos específicos, utilizando o estabilizado MAIN – POWER. Não nos responsabilizamos por danos aos equipamentos.
RÍDER SOM
01-P.A stereo full range passive de 04 vias04 – Retornos de chão passivo de 03 vias 350wts rms;04 – Microfones com fio SHURE sm 58;04 – Direct box passivo advance;15 – Cabos XLR balanceados de 5 metros cada;05 – Pedestais de microfones02 – Mesas de som yamaha modelo 01v 96 e01 – CDJ Pionner 200
RIDER LUZ
Equipamentos de Luz – Sala Principal
20 – A princípio Refletores Fresnel 2.000W;
24 – Refletores Plano convexo (PC) 2.000W;
14 – A princípio Refletores Elipsoidais 1.000W TELEM;
08 – Torres para iluminação lateral sem DIMMER com tomada de 20 amperes;
05 – A princípio Varas de iluminação cênica, sendo 1 para Ciclorama com 12 set light;
Luz de frente é fixada na lateral da plateia.
1º Andar
06 – Refletores elipsoidais na sanca lateral do 1º andar (03 de cada lado);
2º Andar (refletor PAR/Foco)
16 – Refletores PAR64 – foco 2, 1Kw na sanca lateral do 2º andar (luz de frente – 8 de cada lado fixa | em 4 séries de 2);
Mesa de luz ETC Express 48/96 (sinal digital) DMX.
Equipamentos de Luz – Auditório Meira Jr
A princípio PCs 1000 W-14 unidades
Set light 1000W-10 unidades
A princípio Mesa de luz – Ditel analógica.
Obs. A iluminação lateral é fixa.
* Todos os equipamentos são TELEM.
*Não tem extensões de energia para refletores.
*Não possuímos equipamentos de tecnologia LED.
RIDER PALCO
Cenotécnica
A princípio Alturas das varas de luz: 06 metros.
Alturas do urdimento:18 metros.
A princípio Altura das pernas: 06 metros.
Altura da boca de cena: 06 metros.
A princípio Largura das varas: 12 metros.
Atualmente Varas Contrapesadas
08 – Varas de cenários.
04 – A princípio Pernas (pares) com 09 metros de altura x 02 metros de largura.
05 – A princípio Varas de luz com 16 pontos cada-220W, plug tripolar ,2 pinos chatos + T redondo.
03 – Bambolinas de 12 metros de largura e 02 metros de altura.
02 – A princípio Varas com placas acústicas FIXA.
01 – Ciclorama fixo no fundo do palco.
01 – Rotunda com corte e trespasse central.
Praticável
A princípio 8 – Praticáveis de 200 x 100 cm – 15 cm de altura.
8 – Praticáveis de 200 x 100 cm – 30 cm de altura.
A princípio 8 – Praticáveis de 200 x 100 cm – 45 cm de altura.
8 – A princípio Praticáveis de 200 x 100 cm – 60 cm de altura.
1 – A princípio Praticável de 100 x 100 cm – 30 cm de altura.
OBS. O Theatro Pedro II é um teatro de ópera e a Sala Principal tem o formato de ferradura, com a iluminação frontal fixadas nas laterais, conforme foto:
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A princípio Theatro Pedro II, o terceiro maior teatro de ópera do país.
Rua Álvares Cabral, 370, Centro
Ribeirão Preto-SP | CEP 14010.080
Confira o vídeo no canal
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