Conheça a famosa Choperia PINGUIM de Ribeirão Preto

História do Pinguim

História do Pinguim Ribeirão Preto

Em meados da década de 30, o Edifício Diederichsen estava sendo construído no coração de Ribeirão Preto. Antes da inauguração oficial deste marco arquitetônico da cidade, em 1937, um misto de bar com choperia abria suas portas no térreo do edifício em acabamento, no dia 29 de agosto, sem grande alvoroço, bem na esquina das tradicionais ruas Álvares Cabral com Gal. Osório.

Nascia naquele momento o Pinguim, uma marca fadada a fazer sucesso e hoje associada em todo o Brasil, e em muitos países, com a arte de se tirar e beber um bom chope.

Administrado inicialmente por uma figura conhecida como Alemão, ainda na primeira metade da década de 40 a choperia passou para o comando do Sr. Nicola de Miranda, que ficou cerca de 20 anos à frente da casa.

Na década de 60, sob a batuta do Sr. Albano Peixoto, a marca ampliou seus horizontes passando a ser conhecida também no exterior, difundindo a famosa história do “chopeduto” que ligava a casa até a cervejaria localizada a algumas quadras. Em 1977, nascia a primeira cria, o Pinguim II, localizado na esquina em frente, bem ao lado do Theatro Pedro II, hoje chamado de Pinguim Centro.

Em 1984, o Grupo que administra o Pinguim até hoje comprou as duas choperias e adotou um novo modelo de gestão. A casa firmou-se também como restaurante e consolidou sua fama como uma das choperias mais famosas do Brasil, bem como o grande embaixador de Ribeirão Preto para o país e o mundo.

E não parou por aí

O Pinguim então alçou novos voos e inaugurou, em 1997, sua unidade no Ribeirão Shopping.

As mudanças não pararam por aí. O Pinguim reformou sua antiga unidade II em 2001, dando a ela os ares das décadas de 30 e 40 e transformando-a na sua única choperia no centro da cidade. Já o Pinguim original passou por obras em 2002 e foi reaberto em 2003 como empório, comercializando centenas de diferentes produtos, entre roupas, presentes, jogos e objetos de decoração, com marca própria.

Hoje, com mais de 80 anos, o Pinguim continua fazendo verão, molhando gargantas secas e habitando a memória e o coração de seus clientes.

Pinguim Ribeirão Preto por dentro

Filé a Fazendeiro

O sabor preferido do Rei do Gado: Filé à Fazendeira! O prato tem um grande diferencial: o arroz com tempero especial que deixa o sabor inigualável, exalando um aroma maravilhoso que é só seu! Um delicioso Filé Mignon empanado, recheado com presunto e queijo, molho vermelho e branco, arroz temperado, palmito e ervilha na manteiga e batata palha.

O Chopp

Com tanta fama, ao longo dos anos, surgiram algumas lendas para explicar o incomparável sabor do chopp. A mais conhecida é que por meio de uma tubulação subterrânea, uma super serpentina gigante ligava a fábrica à cervejaria. Nesse caso, o chopp sairia direto da fonte ao consumidor. Já os proprietários atribuem o sucesso ao cuidado no processo na hora de retirar o chopp do barril. Para que o “colarinho” seja cremoso e não apenas espuma, o tirador joga fora um pouco do chopp e completa o copo novamente. O creme é mais denso e demora em média 2 minutos para evaporar.

A lenda

Com tanta fama, ao longo dos anos, surgiram algumas lendas para explicar o incomparável sabor do chopp. A mais conhecida é que, por meio de uma tubulação subterrânea, uma super serpentina gigante ligava a fábrica à choperia. Nesse caso, o chopp sairia direto da fonte ao consumidor. Já os proprietários atribuem o sucesso ao cuidado no processo na hora de retirar o chopp do barril. Para que o “colarinho” seja cremoso e não apenas espuma, o tirador joga fora um pouco do chopp e completa o copo novamente. O creme é mais denso e demora em média 2 minutos para evaporar.

Ao contrário do creme, a espuma é puro gás e evapora depressa. Quanto mais rápido for consumido, mais saboroso será o chopp. Os entendidos no assunto confirmam que até a forma de o garçom tirar o chopp do barril, bem como o processo de lavagem dos copos, interferem no sabor. A pressão das torneiras também é regulada. O chopp sai com temperatura de 1 a 1,5 graus. Chega à mesa ainda bem gelado, no máximo 4 graus.

Os 400 metros de serpentina, dentro das câmaras frias, também influenciam na qualidade, assim como o processo de reposição de gelo sobre os barris toda hora. Todos os dias chega uma carga do precioso líquido, que descansa 1 dia antes de ser consumido. Com a renovação constante, o chopp não envelhece e mantém o sabor original. Para os garçons, o segredo está no atendimento, na maneira de servir e cremar o chopp.

Frente Pinguim Ribeirão Preto

Pinguim Centro

Uma das principais âncoras turísticas do centro ribeirão-pretano, o Pinguim convida o cliente a uma viagem ao passado. Localizada em prédio histórico e tombado, ao lado do tradicional Theatro Pedro II, a casa mostra um pouco do ambiente dos anos 30, quando Ribeirão Preto começou a criar a imagem de uma das capitais brasileiras do chopp.

Pé direito alto, cores aconchegantes, lustres personalizados e o piso xadrez, em preto e branco, são algumas das características da choperia do Centro. Além disso, a textura das pilastras, as cores, ocre e creme, as grades de época e a utilização de barris decorativos, reforçam ainda mais o ambiente da época em que o Pinguim foi inaugurado, assim como um vitrô com elementos inspirados no trabalho do arquiteto americano Frank Lloyd Wright.

O antigo também se integra com o novo já que o Pinguim Centro conta com cinco televisores para que os clientes possam assistir desde shows a transmissões esportivas. A casa, com capacidade para pouco mais de 300 pessoas sentadas, tem como destaque quatro sofás diferenciados que funcionam como áreas de “estar” para pequenos grupos.

Entrada por dentro do Pinguim Ribeirão Preto

Endereço: Rua General Osório, 389

Confira o vídeo no canal

Obrigado por acessar nosso artigo! =)

Esperamos que vocês tenham gostado! Lembre-se de compartilhar com os familiares e amigos. Entre em contato conosco, deixe suas dúvidas e sugestões! Estamos sempre à disposição para melhorar e trazer conteúdo de valor a vocês, nossos leitores.

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *