Aeroporto

Aeroporto Internacional Capitan Corbeta CA Curbelo

Olá, meus estimados Viajantes! Neste momento, estamos iniciando nossa jornada no Aeroporto de Viracopos, que se localiza na cidade de Campinas, e em breve teremos a oportunidade de explorar as instalações do Aeroporto Internacional Capitão Corbeta CA Curbelo. Portanto, convido todos vocês a me acompanharem nessa empolgante viagem!

Aeroporto

A princípio o Aeroporto Internacional Carlos A. C. é uma importante instalação aeroportuária que serve como ponto de entrada e saída para passageiros e cargas em nível internacional. Localizado estrategicamente, esse aeroporto oferece uma variedade de serviços e comodidades para viajantes, incluindo lojas, restaurantes e áreas de espera confortáveis.

Além disso, é conhecido por manter altos padrões de segurança e eficiência nos processos de embarque e desembarque, garantindo uma experiência mais tranquila e rápida para todos os usuários.

A infraestrutura

O aeroporto é planejado para suportar alto tráfego aéreo e oferecer bom atendimento, adaptando-se às necessidades dos viajantes.

O aeroporto Curbelo, conhecido como Internacional de Laguna del Sauce, fica em Maldonado, Uruguai. Este aeroporto tem a finalidade de atender ao famoso balneário de Punta del Este, uma das localidades turísticas mais visitadas do país, e está em funcionamento desde o mês de dezembro do ano de 1993.

A pista principal possui uma extensão de 2140 metros de comprimento, enquanto sua largura é de 45 metros. Essa dimensão extensa e ampla é fundamental para sua funcionalidade. Aviões de porte médio, como o Boeing 737 e o Airbus A320, podem operar naquele local para voos comerciais.

História

A princípio Em 1942, foi a Marinha do Uruguai que iniciou uma pesquisa detalhada acerca da viabilidade de criar uma base aeronaval na Laguna del Sauce. Essa investigação estava profundamente relacionada ao contexto militar da nação, que tinha sua força atrelada à habilidade de projetar, desenvolver e operar com eficiência os imponentes hidroaviões da época.

A busca por essa instalação visava não apenas fortalecer as operações aéreas, mas também garantir uma presença significativa no cenário marítimo e aéreo do país. Os documentos técnicos elaborados por especialistas indicaram que uma instalação situada na Laguna del Sauce proporcionaria ao Uruguai o controle sobre o litoral que se estende desde a cidade de Montevidéu até o arroio Chuí.

Essa análise cuidadosa dos relatórios evidencia a importância estratégica desse local na consolidação do domínio territorial uruguaio na região costeira.

Situação

O governo do Uruguai se encontrava em uma situação em que não possuía os recursos financeiros adequados e suficientes que eram imprescindíveis para assegurar a devida manutenção do aeroporto, além de não ter condições para realizar a renovação das instalações, as quais já estavam em operação desde o final da década de 1950.

Portanto, essa falta de recursos tornou impossível tanto a conservação quanto a modernização das instalações existentes, que apresentavam um evidente desgaste pelo uso prolongado ao longo dos anos.

No ano de 1991, o governo decidiu promover uma licitação pública de caráter internacional, com o objetivo de adjudicar a exploração e a manutenção de obras públicas relacionadas ao terminal do aeroporto, tendo como base o regime de concessão. Essa ação visava atrair propostas de diferentes empresas para participar desse processo.

Afinal o contrato referente à concessão de obra pública foi formalmente assinado no dia 9 de dezembro do ano de 1991. O Consórcio Aeropuertos Internacionales S.A. iniciou suas operações no terminal aéreo localizado em Punta del Este no dia 24 do mês de dezembro do ano de 1993. Considerando, a partir da data mencionada, a responsabilidade pela execução completa da totalidade de todos os serviços desejados.

Novo Terminal

Novo terminal do Aeroporto Internacional de Punta del Este, com design moderno, foi criado pelo arquiteto uruguaio Carlos Ott.

O projeto arquitetônico possui três andares, unindo arquitetura avançada e inovações tecnológicas.

Destinadas a aprimorar os serviços oferecidos aos passageiros. Assim, essa obra não apenas destaca a modernidade, mas também garante uma experiência eficiente e confortável para todos que utilizam o aeroporto.

A edificação

Um consórcio, que inclui a empresa Hochtief Aktiengesellschaft, foi designado para a estrutura ultramoderna. A Hochtief, de origem alemã, é líder na construção civil global.

A empresa é reconhecida por sua experiência e envolvimento em projetos importantes, como a construção de aeroportos em cidades como Frankfurt, Stuttgart, Varsóvia, Budapeste e Riade.

A empresa Techint Saci, que opera no Uruguai e possui uma trajetória que está ligada a diversas organizações de grande destaque no cenário empresarial do país, também teve um papel significativo na realização da obra de construção mencionada.

O novo terminal possui um sistema de informação para passageiros considerado o mais avançado. Além disso, também possui uma galeria que tem a capacidade de abrigar 25 estabelecimentos comerciais distintos, proporcionando assim um ambiente diversificado para compras e serviços.

Afinal Há um restaurante com um ambiente acolhedor, vista privilegiada e um cardápio refinado e diverso. Além disso, há um free-shop amplo e moderno que liga as duas naves do edifício.

Afinal O terminal possui uma sala VIP exclusiva para seus usuários, com decoração acompanhada pelo arquiteto Ott. Ele solicitou a produção dos móveis dessa sala a uma famosa fábrica italiana, conhecida pela excelência em design e qualidade.

Confira o vídeo no canal

https://youtu.be/4w8XTz1I5VE

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